Adorada pelas mulheres e usada pelos homens desde a Antiguidade, a calça, sofreu antes de reinar absoluta no guarda-roupa feminino. Só a partir dos anos 10, o modelito que nem sempre pode ser usado entre as mulheres, apareceu em forma de pantalonas, para prática de esportes e para o lazer. Inicialmente, adotada por atrizes, no decorrer do tempo ganharam espaço e nos fizeram perder a conta de quantos modelos já vestimos: pantalona, reta, baggy, cigarrete, skinny, capri, cargo, boyfriend, saruel, jegging, bootcut e tantas outras formas.
Com estas opções parece difícil escolher o modelo que melhor combina com seu estilo e que valoriza sua silhueta, mas fique esperta, sempre existe uma calça perfeita para você. Entre as modelagens mais populares e atuais disponíveis no mercado as estrelas do momento são:
A calça baggy e semi-baggy são modelos mais amplos nos quadris e ajustados nas pernas, corte popular nos anos 80, de modelagem confortável que valorizam mulheres altas e com poucas curvas. Atualmente foi substituída pela calça carrot (cenoura) e devem ser usadas com saltos altos, jamais com rasteirinhas.
A calça bootcut (corte para botas), em contraponto a skinny, é o modelo reto que desce justo nos quadris e se alarga sutilmente na altura dos joelhos até a barra, ideal para usar as botas para dentro das calças. A modelagem democrática e elegante, valoriza a maioria dos biotipos, ideal para quem tem quadril largo e coxa grossa pois cria uma harmonia e alonga silhueta quando usada bem comprida e com salto. É a aposta dos fashionistas para as próximas estações.
A calça boyfriend é a chamada calça do namorado, corte masculino, tem modelagem ampla, cintura larga, quadril desestruturado, versátil e confortável, geralmente é usada com a barra dobrada o que não favorecem as gordinhas e baixinhas pois achatam a silhueta. Durante o dia podem ser combinadas com chinelinhos, rasteiras, à noite aposte nas sandálias e ankle boots. Febre no inverno que deve permanecer no verão.
A calça capri tem comprimento intermediário, varia entre o meio da canela e altura do tornozelo, fica bem para mulheres longilíneas e de quadris estreitos pois dão a ilusão de pernas mais curtas. Os modelos que afunilam nas barras acentuam o volume dos quadris, já pernas abertas de mais achatam a silhueta. O melhor modelo de sapato é o peep-toe, sapatilha ou salto, deixando sempre o peito do pé à mostra e nada de amarrações nos tornozelos. Hoje também é conhecida como crooped (cortada).
A calça cargo é um corte informal, de pernas largas e muitos bolsos, na altura das coxas e joelhos, foi inspirada nos uniformes militares. O volume proporcionado pelos bolsos valoriza quem tem perna fina, pouco bumbum e ainda ajuda a desviar a atenção de quem tem muito busto ou ombros largos. Os bolsos da calça cargo andavam esquecidos e neste verão voltam com tudo como elemento que vai renovar a modelagem skinny.
A calça cigarrete é um clássico, modelo sequinho, ajustado ao corpo, não tanto quanto a skinny, as pernas descem retas, vão afunilando até a barra, que deve tocar no ossinho do tornozelo. Versátil, ela permite diversos looks dos mais despojados aos mais elegantes, pode ser combinada com sapatilhas, sandálias, sapatos de salto, rasteiras em diferentes estilos. Já que as barras das calças encurtaram a cigarrete é a aposta do verão 2010/2011!
A calça jegging é a modelagem criada a partir da combinação de jeans + legging, é uma classificação moderna para calça jeans ultra justa, que se parece muito com uma legging feita com um jeans mais fino e com mais stretch do que o habitual. Jogue com peças mais compridas, que escondam o bumbum, nos pés, tênis de cano alto e botas. Para alongar o ideal é usar o calçado no mesmo tom da calça.
A pantalona começa estreita e forma um A, tem amplas pernas desde o quadril até embaixo. O modelo cai bem para quase todas as mulheres, as altas devem usar com sapatilhas e as baixinhas, em função do volume, devem tomar cuidado com pernas muito amplas, o ideal é usar tons escuros e sapato de salto, de preferência meia-pata para não achatar a silhueta. As de cintura alta são mais elegantes e modernas.
A calça reta é a mais básica, tem a medida das pernas igual desde as coxas até os tornozelos. As sequinhas, de cor escura e com a barra longa criam a ilusão de que suas pernas são mais longas. É um modelo que emagrece, alonga a silhueta e valoriza todos os tipos de corpo, peça-chave para as mulheres de todos os estilos.
A calça saruel é aquela com o gancho bem baixo, sobra tecido entre as pernas que podem ser ajustadas ou não. Esta modelagem não é para todas, favorece as magras e altas que podem abusar das estampas e formatos ajustados ao tornozelo. Já as baixinhas que quiserem entrar na onde devem usar modelos com o gancho menor e com menos volume entre as pernas pois o modelo achata a silhueta. Para combinar, procure blusas mais secas e discretas, nos pés use sandálias, sapatilhas ou rasteiras.
A calça skinny é aquela com a modelagem bem justinha, principalmente abaixo do joelho até o tornozelo, veste como uma legging e segue firme no guarda-roupa feminino, resistindo às novidades. Popularizada pelos roqueiros e alternativos veste bem quem tem pernas longas e quadri estreito, pois marcam os contornos do corpo, aumentam levemente o quadril, engrossam as pernas. Os sapatos ideais são as sapatilhas sem salto, botas pontudas ou estilo cowboy e também sandálias meia-pata.
Fonte: Ana Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário