As roupas de banho não querem mais ficar restritas às areias das praias nem aos banhos de mar – querem invadir ruas asfaltadas, festas, tardes de compras. Cada vez mais frequentemente elas são desenhadas para fazer as vezes de um body elegante, perfeitas para serem usadas com calças e saias num look bem urbano.
O que proporciona esse novo status da moda praia são os tecidos sofisticados, que requerem cuidados especiais para ter vida longa. Confira algumas dicas espertas para manter seus biquínis e maiôs perfeitos neste e em alguns outros verões.
Usou, lavou
Para tirar sal e areia, não valem nem lavadinha rápida, nem o esfrega-esfrega, tampouco deixar de molho de um dia para o outro. A receita é lavar delicadamente as roupas de banho à mão ou à máquina, no modo peças delicadas - enfeites de metal ou plástico ficam de fora do tambor. Antes de pendurar, não torça; apenas aperte para sair o excesso de água.
No varal
Na hora de estender, coloque sempre na sombra. Isso evita que as fibras endureçam ou que as peças desbotem por causa do sol. Cuidado para que o pregador não marque ou fure as peças.
Sem manchas
Se a sua canga tem mania de desbotar, lave-a separadamente e não a deixe embolada e úmida dentro da bolsa. O tecido de elastano dos biquínis e maiôs podem manchar em contato com ela. Aliás, nada de deixar roupas úmidas na bolsa de praia. No dia seguinte, vai ser impossível usá-las.
No ferro
Biquínis e maiôs não precisam nem devem ser passados. Se tiverem detalhes de outros tecidos, passe apenas esses pedacinhos, sempre na temperatura ideal para eles.
Antes, durante e depois
Guardar os maiôs e biquínis em embalagem plástica é um erro. Coloque-os em saquinhos de tecido ou tnt ( “tecido não tecido”: nem papel, nem plástico, mas com trama bem aberta), que protegem do pó e deixam a peça respirar. São ótimos para levar nas viagens, separando as peças. Na hora de guardar, a roupa de banho deve estar completamente seca. Caso contrário, podem mofar.
Fonte: Gloria Kalil
Nenhum comentário:
Postar um comentário