Quem adora estar na moda sabe escolher peças que revelem sua personalidade – aquelas que valorizam os pontos fortes. Mas toda a graça acaba quando a produção é feita de roupas mal passadas, com brilho indevido do ferro ou vincos nos lugares errados.
Sabia que até mesmo os tecidos que vêm amassados de fábrica também precisam da ajuda de um ferro? A vapor, de preferência. Para evitar quaisquer deslizes, anote algumas dicas espertas que fazem toda a diferença na hora de passar peças complicadas ou confeccionadas com tecidos delicados.
Balonê
Balonê
O segredo é a delicadeza. Basta deslizar levemente o ferro em cada parte da peça, sem apertá-lo, para não criar vincos nos lugares de mais volume. Se o ferro for a vapor, vaporize e mantenha-o próximo do tecido, sem encostar. A umidade e o calor dão conta do recado.
Sarouel
Sarouel
Calças e bermudas tipo sarouel, com o gancho baixo, continuam na moda. Para deixá-las passadas, basta “vestir” a calça na tábua, um lado de cada vez. Estique bem a peça, prestando atenção nas pregas e nas costuras para não deixar marcas indesejáveis.
Tecidos sintéticos
Tecidos sintéticos
Primeira lição: leia a etiqueta da peça. As figurinhas que estão lá mostram se o tecido pode ser passado e em que temperatura. Está lá também sua composição. Depois, é só colocar o seletor do ferro na posição correta e começar o trabalho. Para não correr risco: use sempre, por cima, um paninho branco de linho ou algodão. De preferência, passe a peça do avesso.
Bordados e emborrachados
Bordados e emborrachados
Valem as dicas de cima: ver etiqueta, usar paninho e passar do avesso. Para finalizar as peças bordadas, toda calma e jeitinho do mundo, contornando delicadamente o trabalho.
Linho
Linho
Temperamental, só de ser manipulado enquanto é passado, o linho já amassa de novo. Por isso, delicadeza é fundamental. Umedeça-o antes de começar. Se amassar, coloque a roupa na vertical, vaporize mais uma vez e use uma almofadinha por baixo para dar sustentação ao ferro. Essas dicas também servem para tricolines e algodões em geral.
Amassadinhos
Amassadinhos
Os tecidos amassados são práticos, confortáveis e estão na moda. Mas, muitas vezes, ganham dobras e marcas visivelmente fora do programado, principalmente se forem mal guardadas. Vai a dica: apenas uma vaporada do ferro. Em seguida, pendure a peça por algum tempo e vai comprovar que só os amassadinhos certos resistirão.
Fonte: Gloria Kalil
Nenhum comentário:
Postar um comentário